Equipe Núcleo Especial de Atenção Primária (NEAPRI)

  

O NEAPRI está inserido na Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde-GEPORAS, que está vinculada a Subsecretaria de Estado da Assistência em Saúde-SSAS.

Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo: Nésio Fernandes de Medeiros Junior;

Subsecretária de Estado de Assistência em Saúde: José Maria Justo;

Gerente de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde: Daysi Koehler Behning.

Chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária

Maria Angelica Callegario Vieira

Considerando a necessidade organizacional, o Núcleo Especial de Atenção Primária-NEAPRI divide-se, por meio de suas áreas técnicas, em quatro blocos integrados e articulados, a saber:

  1. Bloco da Gestão

Neste bloco os técnicos conduzem as políticas, discussões, planejamento e ações relacionados ao Financiamento, Informatização, Princípios e Diretrizes da PNAB. 

Camila Verane Delboni Telles

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, Especialista em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Espírito-Santense, formação em Gestão da Atenção Primária à Saúde-APS. Trabalhadora do SUS, atua no NEAPRI como Referência Técnica do Bloco da Gestão, discutindo assuntos relacionados ao Financiamento da APS, implementação da Política Estadual de APS e fortalecimento dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e do SUS.

Carolina Perez Campagnoli

Graduada em Fisioterapia, Mestre em Políticas Públicas. Atua no NEAPRI como Referência Técnica do Bloco da Gestão discutindo assuntos como Sistemas de Informação em Saúde (e-sus APS, e-Sus multimunicipal), Painel de Indicadores da APS, Site da APS, Financiamento da APS dentre outros.

Christiane Faria Guterres

Graduada em Medicina. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia, Patologia Cervical, Cirurgia Ginecológica e Perícia Médica. Atua como Técnica do Bloco da Gestão/NEAPRI.

Jaqueline Rosa Dias Depiante

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo, aperfeiçoamento em Curso de Atualização no Processo de Ensino e aperfeiçoamento em Educação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), especializanda em Saúde Pública com Ênfase na Interprofissionalidade. Sua trajetória profissional transcorreu a maior parte na área gestão em saúde, parte em trabalhos vinculados a área epidemiológica e de programas de saúde, parte em relação ao planejamento e gestão de projetos e parte na área da gestão da política de assistência em saúde onde teve experiencia em funções gerenciais. Atua no NEAPRI como Referência Técnica do Bloco da Gestão, discutindo assuntos relacionados aos indicadores de saúde e metas do Plano Estadual de Saúde.

      2. Bloco da Equidade

Neste bloco os técnicos conduzem a implementação das Políticas de Promoção da Equidade no Espírito Santo, com objetivo de garantir que o serviço público de saúde tenha olhar diferenciado no acolhimento, atendimento e acompanhamento dos povos tradicionais capixabas e grupos populacionais específicos. 

Ipojucan José Oliveira Dias de Almeida

Graduado em Medicina pela UFES em 1973. Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ-RJ em 1974. Atua na Gestão de Políticas da Promoção da Equidade desde 2020.

Júlio César de Moraes

Graduado em Serviço Social pela Faculdade Católica do Espírito Santo em 2005, Especialização em Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde pela Faculdade Estácio de Sá em 2007 e Faculdade de Castelo-FACASTELO em 2011. Atua na gestão de políticas da Promoção da Equidade na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo-SESA, desde 2012.

Rita de Cássia Dias Corrêa 

Graduada em Serviço Social e Especialização em Políticas Sociais pela Faculdade de Vila Velha-UNIVILA em 2006 e Especialização em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó-FACEC, em 2021. Atua na gestão de políticas da promoção da Equidade na SESA.

Simone Dias Ferreira

Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Vila Velha do Espírito Santo em 2007. Especialização em Políticas Sociais pela Faculdade de Vila Velha em 2007; Especialização em Educação e Direitos Humanos pelo CESAP em 2014. Atua na gestão de políticas de Promoção da Equidade na SESA.

    3. Bloco da Promoção da Saúde

No Espírito Santo, as ações em promoção de saúde contemplam programas e políticas direcionadas ao bem-estar geral de pessoas e comunidades, comprometidas em fortalecer sua autonomia na transformação de seu espaço social em prol da saúde.

Bernardete Delurdes Guerra

Cirurgiã Dentista, Especialista em Prótese Dentária, Odontologia do Trabalho, Saúde Coletiva, Gestão da Clínica Regulação em Saúde, Saúde do Idoso, Gestão Redes de Atenção à Saúde. Atua no NEAPRI como Referência técnica da Atenção à Saúde Bucal.

Érika Saiter Garrocho

Graduada em Fonoaudiologia, Especialista em Saúde Coletiva, Trabalhadora do SUS. Atua no NEAPRI como Referência Técnica no bloco de Promoção de Saúde, que inclui: Academia da Saúde, Crescer Saudável, PICS, Programa de Saúde na Escola-PSE.

Marina Lima Daleprane Bernardi

Graduada em Fisioterapia, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva. Trabalhadora do SUS. Praticante, facilitadora e pesquisadora das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde-PICS nos temas yoga/meditação. Atua no NEAPRI como Referência Técnica no bloco de Promoção de Saúde, que inclui: Academia da Saúde, PICS, Programa de Saúde na Escola, Crescer Saudável.

Raiany Boldrini Christe Jalles

Graduada em Nutrição, Sanitarista, Trabalhadora do SUS. Atua no NEAPRI como Referência Técnica do Bloco da Promoção da Saúde que inclui: Prevenção e Atenção ao Sobrepeso e Obesidade, Academia da Saúde, PICS, Programa de Saúde na Escola, Crescer Saudável.

   4. Bloco dos Ciclos de Vida

O Bloco dos Ciclos de Vida inclui as Áreas Técnicas de Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde da Pessoa Idosa. 

Edna Cellis Vaccari Baltar

Graduada em Medicina. Pediatra, Neonatologista e Intensivista Pediátrica. Atua no Bloco dos Ciclos de Vida como Referência Técnica da Rede de Banco de Leite Humano, Saúde da Criança e Saúde do Adolescente.

Delton Carlos Paiva Gonçalves

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Gama Filho, Especialista em Educação Permanente em Saúde e Urgência e Emergência pela Fundação Oswaldo Cruz, Saúde da Família/FAESA. Trabalhador do SUS. Atua no NEAPRI como Referência Técnica do Bloco dos Ciclos de Vida, nas áreas de Saúde da Mulher e do Adolescente, sendo representante da APS no Grupo Condutor da Rede Materno-Infantil no estado do Espírito Santo. Atua discutindo assuntos relacionados à Atenção à gestação, parto e puerpério; Atenção aos cânceres de colo de útero e mama; Atenção ginecológica e Atenção à mulher em situação de Violência. 

Lucimar Ventorin Hamsi

Graduada em Enfermagem. Trabalhadora do SUS tendo integrado a equipe de Vigilância Sanitária/SESA. Atua no Bloco Ciclos de Vida/NEAPRI como Referência Técnica da Saúde do Homem e da Pessoa Idosa. Compõe equipe do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa-CEDDIPI. 

Rosiane Ramos Catharino

Graduada em Medicina, Pediatra e Intensivista Pediátrica. Atua no Bloco dos Ciclos de Vida como Referência técnica da Saúde da Criança e Coordenadora Estadual da Triagem Neonatal.

GGrraGra