CONSULTÓRIO NA RUA

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade que podemos citar no território o egresso do sistema prisional, a população LGBT, o trabalhador precário e suas famílias, dentre outros. Essas são vulnerabilidades distintas, mas que acabam ocupando a rua, ou seja, a rua vai agregando uma população que já é vulnerabilizada por sua condição econômica, por sua condição educacional, por ser mulher, por ser negro.

Acrescenta-se ainda os vínculos familiares fragilizados ou interrompidos.

Chamamos de Consultório na Rua equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. Elas devem realizar suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.
As equipes de Consultório na Ruadesempenham suas atividades in loco, de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde(UBS) e, quando necessário, também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário.

Trata-se de uma equipe de atenção integral, que vai cuidar da criança ao idoso com todos os tipos de problemas e agravos de saúde. Faz todo o processo de cuidado de pensar no diagnóstico, pensar uma terapêutica e cuidar na rua, se assim for necessário.

Um outro elemento importante para as equipes de Consultório na Rua é o trabalho de aproximação com as instituições da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social), em especial, sobretudo para fazer o trabalho colaborativo ou matriciamento, que é a ideia de um trabalho compartilhado entre equipes SUS e equipe SUAS.

Para a execução e funcionamento dos Consultórios na Rua devem estar estabelecidos de acordo com a Portaria Nº 122, de 25 de janeiro de 2011, Portaria 123, de 25 de janeiro de 2012, e Portaria Nº1.255, de 18 de junho de 2021.

Atualmente, no Espírito Santo, as equipes de Consultório na Rua estão distribuídas nos municípios de:

  • Cariacica (em implantação)
  • São Mateus
  • Serra
  • Vila Velha
  • Vitória

 As equipes dos Consultórios na Rua podem ser organizadas em três modalidades:

Modalidade I: equipe formada minimamente por 4 (quatro) profissionais de nível superior, entre os quais 2 (dois) destes obrigatoriamente deverão estar conforme a letra A (descrição abaixo) e os demais entre aqueles descritos nas letras A e B;
Modalidade II – equipe formada minimamente por 6 (seis) profissionais, entre os quais 3 (três) destes obrigatoriamente deverão estar conforme a letra A (descrição abaixo) e os demais entre aqueles descritos nas letras A e B;
Modalidade III – equipe da Modalidade II acrescida de um profissional médico.

  • A: enfermeiro, psicólogo, assistente social ou terapeuta ocupacional;
  • B: agente social, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, cirurgião-dentista, profissional/professor de educação física ou profissional com formação em arte e educação.

Informações de Contato

  • Referências Técnicas

Rita de Cássia Dias Corrêa

Simone Dias Ferreira

Tel: (27) 3347-5697

E-mail: equidade@saude.es.gov.br