SOBREPESO E OBESIDADE

A obesidade integra o grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e é um grave problema de saúde pública nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.  Considerada um agravo de caráter multifatorial, também está associada ao aumento do risco de complicações metabólicas, como o aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos, bem como da resistência à insulina.

A Obesidade é uma doença que cresce no Brasil e no Espírito Santo o cenário não é diferente. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) elaborou, com base nas diretrizes ministeriais e na realidade epidemiológica e assistencial dos municípios e regiões do Estado, a Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no Adulto (LCSO).

A LCSO tem o objetivo de orientar profissionais e serviços quanto aos fluxos de compartilhamento do cuidado dos usuários entre os pontos de atenção da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS) de forma descentralizada e regionalizada, contemplando as ações de promoção, prevenção, avaliação e tratamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O cuidado do Sobrepeso e Obesidade no Espírito Santo

Na estrutura da LCSO a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada preferencial da RAVS, coordenadora do cuidado do usuário com excesso de peso e ordenadora da RAVS. Apresenta papel estratégico na prevenção e tratamento clínico longitudinal do sobrepeso e obesidade, sendo preconizada uma equipe multiprofissional com composição mínima a fim de orientar e apoiar o usuário na mudança do estilo de vida. O foco é a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a prática regular de atividade física, abandono do fumo e do consumo de bebidas alcoólicas, controle do estresse e cuidados em saúde mental.

Quando esgotadas as possibilidades terapêuticas na APS e nos casos indicados, a APS compartilha o cuidado do usuário com a atenção especializada ambulatorial, em geral para controle de comorbidades associadas à Obesidade.

Os usuários também podem ser encaminhados aos serviços de alta complexidade hospitalar para o tratamento da Obesidade Grave. Este tratamento contempla o tratamento pré-operatório, a realização de cirurgia bariátrica, o acompanhamento pós-operatório por 18 meses, a oferta de polvitamínico oral e a realização da cirurgia plástica reparadora para os casos indicados.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Referência Técnica

Raiany Boldrini Christe Jalles

Tel: (27) 3347-5696

e-mail: obesidade@saude.es.gov.br

                                                                                          MATERIAIS DE APOIO