e-SUS APS

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia da Secretaria de Atenção Primária (SAPS) para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. Seus principais objetivos são: identificação e individualização do registro; Integração das informações por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS); Redução do retrabalho na coleta e registro de dados em mais de um instrumento; Informatização das unidades; Qualificação dos dados em saúde; Gestão e coordenação do cuidado (BRASIL, 2020a). 

A estratégia e-SUS APS é composta por dois sistemas: SISAB e Sistema e-SUS APS.

SISAB: É o sistema de informação vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) (BRASIL 2020b). Com o SISAB, é possível obter informações da situação sanitária e de saúde da população do território por meio de relatórios de saúde, bem como de relatórios de indicadores de saúde por estado, município, região de saúde e equipe.

Sistema e-SUS APS: composto por dois softwares e quatro aplicativos para coleta de dados.

  • Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS);
  • Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC);
  • Aplicativo e-SUS Território (e-SUS Território);
  • Aplicativo e-SUS Atividade Coletiva (e-SUS AC);
  • Aplicativo e-SUS Vacinação; e
  • e-SUS Gestão. 

O Departamento de Saúde da Família (DESF) disponibiliza gratuitamente o Layout e-SUS APS de Dados e Interface (LEDI-AB), que orienta as equipes de desenvolvedores de sistemas próprios ou de terceiros de prontuário eletrônico, sobre o processo de envio de dados para o SISAB. 

O e-SUS NO ESPÍRITO SANTO

O Estado do Espirito Santo, por meio do programa de Qualificação da APS (Qualifica APS) oferta a versão multimunicipal do e-SUS, com uma infraestrutura no Data Center para a hospedagem do banco de dados, e backup diário, trazendo ainda maior segurança aos dados armazenados.

Para utilização é necessário boa conectividade de acesso, por ser uma versão web. Nesta forma de aplicação (multimunicipal), o PEC é configurado para ser utilizado na modalidade de prontuário, permitindo que o administrador municipal utilize o sistema conforme a sua necessidade e com total autonomia. Esse tipo de instalação permite o compartilhamento de cadastros e prontuários clínicos de usuários entre os municípios, facilitando a identificação do paciente e sua localização, reduzindo a necessidade de novo cadastro no território de abrangência. É necessário possuir um profissional responsável pela utilização da aplicação, conhecido como “Administrador da Instalação”.

Até o momento, o Estado já possui algumas adesões, com sucesso na utilização e municípios que estão no processo de adesão. Os municípios que tiverem interesse em aderir ou conhecer melhor, podem entrar em contato com a área técnica do NEAPRI.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. e-SUS Atenção Primária. Brasília, 2020a. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/esus  Acesso em: 25 de novembro 2024. 

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. e-SUS Atenção Básica. Manual do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC – Versão 5.3. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020b. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/esus/Manual_Pec_3_2.pdf Acesso em: 25 de novembro de 2024.


Informações de Contato

  • Referência Técnica

Yara Quer Mendes da Costa


Tel: (27) 3347-5698

email: esusaps@saude.es.gov.br