e-SUS APS

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com as propostas mais gerais de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população (BRASIL, 2020a). 

A estratégia e-SUS APS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. Tem o intuito de reduzir o retrabalho por parte dos profissionais de saúde, definindo um modelo integrado de registro das informações, possibilitando uma única entrada de dados para os serviços da Atenção Primária, ou seja, buscando evitar que o profissional de saúde tenha que usar vários sistemas, ao mesmo tempo, para alimentar as mesmas informações (BRASIL, 2020a). 

A estratégia e-SUS APS é composta por dois sistemas: 

Sistema e-SUS APS: composto pelo Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS), Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), e-SUS APS Território (aplicativo), e-SUS APS Atividade Coletiva (aplicativo), além dos módulos de gestão (agenda e relatórios); 

SISAB: Sistema de informação nacional, que tem o intuito de qualificar o processo de gestão da informação e fomentar ações de monitoramento, avaliação e tomada de decisão em relação às políticas públicas de saúde em todos os níveis de atenção e governança. É o sistema de informação vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) (BRASIL 2020b).

Com o SISAB, é possível obter informações da situação sanitária e de saúde da população do território por meio de relatórios de saúde, bem como de relatórios de indicadores de saúde por estado, município, região de saúde e equipe.

O Departamento de Saúde da Família (DESF) disponibiliza gratuitamente o Layout e-SUS APS de Dados e Interface (LEDI-AB), que orienta as equipes de desenvolvedores de sistemas próprios ou terceiros de prontuário eletrônico, sobre o processo de envio de dados para o SISAB. 

As evoluções do e-SUS APS objetivam constantes melhorias de desempenho, funcionalidades, integração e interoperabilidade de diversos sistemas utilizados pelos profissionais da Atenção Primária com o intuito de reduzir o retrabalho dos profissionais de saúde.

O e-SUS NO ESPÍRITO SANTO

O Estado do Espirito Santo, por meio do programa de Qualificação da APS (Qualifica APS) oferta a versão multimunicipal do e-SUS, com uma infraestrutura no Data Center para a hospedagem do banco de dados, e backup diário, trazendo maior segurança aos dados armazenados.

A instalação multimunicipal atende a situações onde o Estado tem capacidade de compartilhar uma instalação para outros municípios. Necessita de boa conectividade para acesso, por ser uma versão web. Nesta forma de aplicação (multimunicipal), o PEC é configurado para ser utilizado na modalidade de prontuário, permitindo que o administrador municipal utilize o sistema conforme a sua necessidade e com total autonomia. Esse tipo de instalação permite o compartilhamento de cadastros e prontuários clínicos de usuários entre os municípios, facilitando a identificação do paciente e sua localização, reduzindo a necessidade de novo cadastro no território de abrangência. É necessário possuir um profissional responsável pela utilização da aplicação, conhecido como “Administrador da Instalação”.

Até o momento, o Estado já possui algumas adesões, com sucesso na utilização e municípios que estão no processo de adesão. Se seu município tem interesse em aderir ou conhecer melhor, entre em contato com a área técnica do NEAPRI.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. e-SUS Atenção Primária. Brasília, 2020a. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/esus  Acesso em: 31 de maio 2020. 

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. e-SUS Atenção Básica. Manual do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC – Versão 3.2. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020b. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/esus/Manual_Pec_3_2.pdf Acesso em: 31 maio 2020.


Informações de Contato

Referência Técnica

Carolina Perez Campagnoli


Tel: (27) 3347-5698
email: esusaps@saude.es.gov.br