Doença Renal Crônica (DRC)

 Por definição a pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) é todo indivíduo que, independentemente da causa, apresente por, pelo menos três meses consecutivos, uma taxa de filtração glomerular (TFG) <60mL /min./1,73m² ou uma TFG ≥ 60mL/mim/1,73m² associada à pelo menos um marcador de dano renal parenquimatoso (albuminuria, hematúria, alteração morfológica, lesões tubulares) ou alteração em exame de imagem. A DRC possui um curso insidioso, com múltiplas causas e vários fatores de prognóstico, manifestando-se de forma assintomática na maior parte de sua evolução, segundo a história natural da doença, devido aos processos adaptativos desenvolvidos pelos rins. Mas no decorrer do tempo, surgem alterações que afetam tanto a estrutura, quanto a função renal.

 

 A DRC faz parte do grupo das doenças cardiovasculares, pois há uma associação independente entre TFG reduzida, proteinúria e risco aumentado de morte, de eventos cardiovasculares e de internação. Além disso, outro desfecho preocupante da DRC é a perda continuada da função renal, processo patológico conhecido como progressão, podendo levar muitos desses pacientes à doença renal crônica terminal (DRCT). Os pacientes que evoluem para DRCT necessitam de algum tipo de terapia renal substitutiva (TRS) e as modalidades disponíveis são a hemodiálise (HD), a diálise peritoneal (DP) e o transplante renal.

 

 Atualmente, aproximadamente 70% dos pacientes que iniciam a diálise acessam o sistema de saúde pela porta da urgência. A Linha de Cuidado foi desenvolvida para reestruturar a Rede Estadual de Assistência em Nefrologia, que até o momento estava pautada apenas na diálise ou na alta complexidade. O objetivo principal é garantir a continuidade e a integralidade da atenção, favorecendo a prevenção, o diagnóstico precoce da DRC, o tratamento de suas complicações e o início de TRS em melhores condições clínicas.

 

 

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Referência Técnica

Lívia Maria de Araújo Maia Cláudio

Alice Pignaton Nasseri

Tel: (27) 33475703

e-mail: liviaclaudio@saude.es.gov.br, alicenaseri@saude.es.gov.br

MATERIAIS DE APOIO