Sesa realiza I Seminário Estadual de Coagulopatias

05/12/2024 18h25 - Atualizado em 10/12/2024 13h55

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Política e Organização de Redes de Atenção em Saúde (Geporas), e o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes), em parceria como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizou, nessa quarta-feira (04), o I Seminário Estadual de Coagulopatias, com o objetivo de promover a Linha de Cuidado das Coagulopatias no Estado do Espirito Santo em 2024 e difundir boas práticas relacionadas ao municípios, com fins de qualificação da atenção e cuidado.

O evento, que foi realizado no auditório Manuel Vereza de Oliveira, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, foi direcionado aos gestores e técnicos municipais, profissionais de saúde da assistência e Técnicos do Hemoes.

“A realização do I Seminário foi um momento muito importante para discutir a organização do cuidado nas coagulopatias, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS), porta aberta preferencial do sistema de saúde e ordenadora da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS), espaço privilegiado para as ações de promoção da saúde e prevenção de agravos”, disse a referência técnica de Doenças Raras, da Secretaria da Saúde, a dentista Margareth Pandolfi.

Estiveram presentes no seminário a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad; representantes da Ufes, técnicos e gestores municipais e regionais dos municípios, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa; Subsecretarias de Atenção à Saúde (SSAS), Conselho Estadual de Saúde (CES-ES), Associação dos Hemofílicos do Espírito Santo e outros.

Houve a participação on-line da representante da Coodenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS) Joyce Aragão, a fisioterapeuta da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Janaina Bosso; e do educador físico do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Rio de Janeiro, Diogo Gardena.

Marcela Murad ressaltou a importância de ampliar o conhecimento técnico e científico sobre o tema. "Estamos reunindo especialistas e gestores de todo o Estado para aprofundar o diálogo e disseminar as boas práticas no manejo das coagulopatias. Este evento é um ponto de partida para consolidar uma rede de cuidado mais humanizada e resolutiva”, disse.

A referência técnica de Doenças Raras da Sesa, Margareth Pandolf, ressaltou que o cuidado às coagulopatias exige uma abordagem integrada e sensível. “E o seminário foi um marco na criação de uma linha de cuidado sólida, com a Atenção Primária à Saúde como porta de entrada e organizadora da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde”, salientou.

“Este foi um momento histórico para fortalecer a promoção da saúde e a prevenção de agravos em nosso Estado. A integração de esforços é essencial para garantir que as políticas públicas cheguem à ponta, transformando vidas. O seminário reforçou o compromisso do Espírito Santo com a saúde integral de sua população”, completou Margareth Pandolf.

Ao final do evento, foi redigido um documento que reunia os principais pontos discutidos ao longo do dia. Esse documento, intitulado de Carta do Evento, será entregue ao secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, como forma de apresentar demandas que são importantes que sejam atendidas para o tratamento das coagulopatias em nosso Estado.

Próximos Passos

Com a participação de gestores e técnicos dos 78 municípios capixabas, o seminário marca o início de um movimento para qualificar ainda mais a rede de atenção às pessoas com coagulopatias. Entre as próximas etapas, estão a capacitação continuada dos profissionais e o fortalecimento das parcerias com os municípios para a implementação das ações discutidas.

A realização do I Seminário Estadual de Coagulopatias reafirma o compromisso do Espírito Santo com a saúde pública, buscando sempre a excelência no cuidado e a promoção da qualidade de vida da população.

Para visualizar as fotos do evento, acesse o link: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720322395963/

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

Fonte: SESA, 05 dez. 2024. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/sesa-realiza-i-seminario-estadual-de-coagulopatias . Acesso em: 10 dez. 2024.