Sesa qualifica mais de 900 profissionais em vacinação infantil

02/02/2023 16h37 - Atualizado em 03/02/2023 15h33

Para melhorar os índices de vacinação infantil no Espírito Santo e aprimorar a leitura das cadernetas, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), desenvolveu o curso “Conhecendo o Cartão de Vacinação da Criança”. Voltado aos profissionais de saúde, o curso já qualificou 900 membros do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do ICEPi.

Com dez horas de aprendizado autoinstrucional, ou seja, sem o acompanhamento de um tutor, o curso aborda temas como: intervalo e volume de doses; parcerias com agentes comunitários e demais setores no território; idade recomendada para cada imunização; local de aplicação; entre outros. Ao finalizar todos os módulos e obter no mínimo 70 pontos nas atividades, o aluno receberá o certificado de conclusão.

O projeto foi desenvolvido por meio de um grupo de trabalho composto pelas coordenações do Qualifica-APS e de Educação a Distância (EaD), do ICEPi e do Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri) e Vigilância em Saúde, da Sesa.

Para Maiara Soares Baratela, coordenadora dos cursos de aperfeiçoamento/especialização em Enfermagem do Provimento, do ICEPi, a formação estimula a prática reflexiva e auxilia na abordagem dos profissionais, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde tanto no cotidiano quanto em campanhas de vacinação.

“Essa capacitação é muito importante e auxilia na busca ativa de crianças não vacinadas ou com doses em atraso, tendo como foco a melhoria dos indicadores nesse público no Espírito Santo. A expectativa é que haja, por parte dos formandos, o aperfeiçoamento no processo de triagem da imunização, ampliação do acesso e a difusão científica, garantindo cada vez mais uma assistência humanizada à sociedade”, ressaltou.  

A coordenadora estadual da Atenção Primária, da Sesa, Maria Angelica Callegario, destacou que o conhecimento adequado da caderneta de vacinação permite o cultivo de uma qualidade de vida melhor para todos os cidadãos.

“É essencial que cada profissional de saúde conheça a caderneta de vacinação e a sua importância para a melhor qualidade de vida de toda uma população. Esse curso tem o objetivo de reforçar esse trabalho e a necessidade de o profissional aproveitar cada oportunidade para solicitar e verificar a imunização do usuário do SUS, desde a criança até o idoso, estimulando, assim, um esquema vacinal completo e suficiente para proteger das doenças imunopreveníveis”, disse.

 

Acesso ao curso

A capacitação está disponível para todos os profissionais da área da saúde, com vínculo de trabalho no SUS do Espírito Santo, atuantes na Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde ou na gestão da estadual. Também podem participar membros dos programas e projetos do ICEPi.

Além disso, é necessário ter Ensino Médio completo e o documento de autorização da chefia imediata para ingressar no curso.

Para mais informações e solicitação de acesso ao material didático, os interessados devem encaminhar um e-mail para icepi.ead@saude.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Danielly Schulthais
daniellyschulthais@saude.es.gov.br

 

Fonte: SESA divulga Sesa qualifica mais de 900 profissionais em vacinação infantil.Disponível em:https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/sesa-qualifica-mais-de-900-profissionais-em-vacinacao-infantil. Acesso em: 03 fev. 2023.