Saúde lança teleconsultas em 11 especialidades médicas para região sul

17/01/2025 17h21 - Atualizado em 21/01/2025 13h11

Os moradores da região sul do Espírito Santo contam com um novo serviço para garantir o acesso dos capixabas à Atenção Especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria da Saúde (Sesa) lançou teleconsultas em 11 especialidades médicas para a Região Sul de Saúde. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (17).

A partir de investimento via edital de credenciamento regional orçado de R$ 1.033.200,00, serão ofertadas, neste ano, 19.414 teleconsultas. Esta ação faz parte do pacote anunciado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em dezembro passado, de 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados para todo o Estado em 2025.

O anúncio para a região sul foi feito no local do encontro pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann. Na ocasião, o titular da pasta conduziu uma simulação de teleconsulta, durante a qual ele conversou com um médico psiquiatra, que se encontrava naquele mesmo momento em outra região capixaba.

As especialidades a serem ofertadas em teleconsulta são: cardiologia adulto, endocrinologia adulto, endocrinologia pediatra, nefrologia adulto, ortopedia adulto, ortopedia pediatra, psiquiatria adulto, psiquiatria pediatra, reumatologia adulto, urologia adulto e urologia pediatra.

“Estamos começando essa importante implementação no sul do Estado, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos usuários do SUS que vivem nesses territórios. Assim, esses pacientes não precisarão se deslocar, por exemplo, para outras regiões, em busca de especialidades que, agora, estão bem mais perto de seus domicílios”, enfatizou Tyago Hoffmann.

A agenda também contou com a presença da superintendente da Regional Sul de Saúde, Samilla Figueira, e da secretária municipal de Saúde de Cachoeiro, Renata Fiório, o deputado estadual Bruno Rezende, além de secretários de Saúde de diversos municípios sulinos e outras autoridades.

“Com mais essa entrega, nosso intuito é cumprir as metas da Secretaria da Saúde, no sentido de aproximar os serviços de saúde, cada vez mais, dos cidadãos de nossa região”, salientou a superintendente Samilla Figueira.

Municípios

Inicialmente, o serviço acontecerá em 11 municípios que dispõem de capacidade de atendimento em modalidade remota, por meio de salas de telessaúde. São eles: Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. E já foram iniciados planejamentos e tratativas para a ampliação da teleconsulta para os demais 15 municípios da região sul.

O início dos atendimentos está programado para os próximos dias. Serão contemplados pacientes já inseridos no Sistema de Regulação Ambulatorial.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720323230270

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fx2dCvZ1loE&t=1s

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Bezerra
felipebezerra@saude.es.gov.br

Fonte: SESA, 17 jan. 2025. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/saude-lanca-teleconsultas-em-11-especialidades-medicas-para-regiao-sul . Acesso em: 21 jan. 2025.