I Mostra Estadual de Experiências Exitosas no Programa Saúde na Escola-PSE

24/08/2022 09h09 - Atualizado em 22/12/2022 10h35

A I Mostra Estadual de Experiências Exitosas no Programa Saúde na Escola aconteceu durante o Encontro do Programa Saúde na Escola no dia 24 de agosto de 2022, em Vitória (ES).

Os municípios do Estado foram convidados a inscreverem seus projetos executados com a comunidade escolar, cujo objetivo era ajudar no enfrentamento à pandemia de covid-19 e outros agravos propostos pelo programa como: saúde ambiental, prevenção de violência e cultura de paz, promoção da alimentação adequada e saudável, dentre outras.

Foi um momento muito importante para o compartilhamento de experiências, permitindo que a replicação em outros territórios. Muitos bons projetos ficam restritos ao município que teve a ideia e esse tipo de evento permite que sejam disseminadas essas iniciativas. O Saúde na Escola é muito importante pelas suas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e ações sociais. Como a escola é um espaço onde o conhecimento é levado para o resto da vida, adotar e disseminar iniciativas preventivas se tornou crucial para a saúde da comunidade estudantil.

 Especialmente nesse contexto de covid-19, diante de tantas fragilidades, compartilhar boas práticas permite um momento rico em trocas, apoio e estímulo a todos os municípios do ES que participam do evento, fomentando importantes ações de proteção e promoção da saúde integral aos educandos.