Sesa promove encontro sobre vacinação com referências regionais e municipais do Estado

19/12/2022 12h02

Com o tema “Vacinação: aceitação, desafios e ações no Espírito Santo”, a Secretaria da Saúde (Sesa) realiza encontro com profissionais da imunização e da Atenção Primária à Saúde (APS), referências técnicas nos municípios. O evento acontece no dia 29 de novembro, no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória.

A programação conta com apresentações de referências técnicas da Sesa. Entre os assuntos abordados, estão os entraves no acesso do usuário ao serviço de imunização; o acesso dos pacientes às informações sobre vacinações; a demonstração de novos recursos da plataforma Vacina e Confia 2.0: mais humanizada; e o monitoramento de termos ligados à desinformação da vacinação nas redes sociais, entre outros.

Na abertura, o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, alertou para os efeitos maléficos à humanidade do que considera como “hesitação vacinal progressiva”. “Em 2012, começamos a perceber essa movimentação, que é global, comprovada pelos números, de negação à vacina. Hoje, por exemplo, estamos nessa que pode ser considerada a 6ª onda da Covid-19 no Estado, e, ainda assim, há uma baixa adesão (à vacina), principalmente de crianças a partir de 6 meses”, disse.

“Não podemos aceitar essa situação. Esse movimento negacionista, que vem de muito antes da pandemia da Covid-19, tem nos mostrado que doenças que estavam erradicadas estão voltando, como a poliomielite e o sarampo. As pessoas estão morrendo em decorrência de meningite. Precisamos reverter esse quadro, conscientizando”, pontua o secretário José Tadeu Marino.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) e secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, comentou sobre a baixa adesão de vacinação e disse que discutir o assunto é um dos caminhos para reverter o quadro atual. “Nós vivemos um fenômeno em que as fake news, entre outros fatores, comprometeram a discussão e as coberturas vacinais. Por isso, precisamos sempre trazer essa pauta para debate, pois somos formadores de opinião. Cabe a nós também fazer esse diálogo, em tom pedagógico, para a conscientização das pessoas”, comentou.

Já a promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES),  Inês Thomé Poldi Taddei, destacou o histórico de sucesso do Estado e do País na vacinação com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Um pouco antes da pandemia, em 2017, começamos a evidenciar uma queda significativa na vacinação, não só no Espírito Santo, mas em todo o País. O Estado saiu na frente, com a parceria envolvendo a Secretaria da Educação (Sedu) e as secretarias municipais da Educação, e a Sesa com a secretarias de Saúde nos municípios”, salientou.

Ainda segundo Inês Taddei, o trabalho com as escolas teve como finalidade aumentar o índice de imunização no Estado. “O plano estava avançando bem, aumentando os números positivos. Porém, desde a pandemia da Covid-19, observamos a influência das fake news e outros conteúdos que circulavam com o objetivo de desestimular a população a se vacinar. Por isso, é tão importante a união neste evento. Para sairmos daqui mais capacitados e poder atrair a população para o lado da vacina”, acrescentou a promotora de Justiça.

O encontro com profissionais da imunização e da APS segue com a programação nesta terça-feira (29), com palestras e debates.

Além do secretário José Tadeu Marino, representaram setores técnicos da Sesa o subsecretário de Estado da Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; subsecretário de Estado da Assistência em Saúde, José Maria Justo; o gerente da Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso; o coordenador PEI, Manoel Coutinho Pimentel Junior; a presidente do Cosems, Cátia Cristina Vieira Lisboa; e a promotora de Justiça do MPES, Inês Thomé Poldi Taddei

29/11/22