Duas microrregiões do Estado já apresentam dois terços dos critérios completos para o risco ‘muito baixo’ do novo Mapa de Risco

08/11/2021 14h14 - Atualizado em 10/11/2021 13h34

A nova Matriz de Risco do Espírito Santo conta a partir desta segunda-feira (08), com a classificação “muito baixo” e duas microrregiões capixabas já completaram dois terços dos indicadores de vacinação contra Covid-19 necessários para essa categoria, são elas: Central Serrana e Sudoeste Serrana.

De acordo com a Portaria nº 211-R, de 23 de outubro de 2021, ocuparão esse grupo as microrregiões que alcançarem: 80% da população adulta com o esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única); 90% da população de 12 a 17 anos vacinada com a primeira dose; e 90% da população idosa apta com a dose de reforço.

Até a manhã desta segunda-feira (08) a Central Serrana, constituída por cinco municípios apresentava 84,31% dos cidadãos com 18 anos ou mais com o esquema completo; 90,24% dos adolescentes com a primeira dose aplicada; e 66,72% dos idosos com a dose de reforço.

Já a Sudoeste Serrana, composta por sete cidades, havia vacinado 84,79% da população adulta com esquema completo; 93,8% dos adolescentes com a primeira dose; e 63,69% dos idosos com a dose de reforço. Vale ressaltar que os dados são disponibilizados e atualizados a cada dez minutos na Plataforma Vacina e Confia.

A superintendente da região Metropolitana de Saúde, Cybeli Pandini, destaca que a cobertura vacinal positiva é fruto do esforço realizado pelos gestores municipais, em parceria com o Estado, e relata a importância da imunização dos capixabas contra a doença.

“Durante toda campanha de vacinação contra o novo Coronavírus, as equipes de saúde se mostram empenhadas em incentivar e imunizar o maior número possível de pessoas. Para alcançar essa meta, os municípios estão disponibilizando doses em locais com auto fluxo de pessoas como escolas e Centro Regionais de Especialidades (CRE), além de horários e dias flexíveis. Destaco que a vacina contribui para redução da transmissão da doença, número de casos, internações e óbitos e, com isso, temos a expectativa de retornar às atividades do cotidiano de forma mais segura”, ressaltou a superintendente.

Clique aqui e confira a Portaria nº 211-R.

 

Municípios em destaque

Entre os municípios com maiores destaques na microrregião da Central Serrana estão Itarana e Santa Teresa. De acordo com dados desta segunda-feira (08), o primeiro apresenta a cobertura vacinal de 91,30% da população de 18 anos ou mais com o esquema primário completo; 90,81% dos adolescentes com a primeira dose; e 86,54% dos idosos com a dose de reforço aplicada.

Já o segundo município está com 88,53%% da população adulta imunizada; 91,91%% dos adolescentes com D1 e 76,63% dos idosos com a dose de reforço.

Com relação à Sudoeste Serrana, a cidade de Domingos Martins encontra-se com 90,51% da população com o esquema primário finalizado, 101,05% dos adolescentes vacinados com a primeira dose e 73,13% dos idosos que tomaram a dose de reforço.

Laranja da Terra está com 93,30% da população com 18 anos ou mais imunizada com a segunda dose ou dose única, 106,15% dos adolescentes receberam a D1 e 93,12% dos idosos aptos com a dose de reforço no braço

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br 

Tópicos:
Vacina e Confia